sexta-feira, 9 de julho de 2010

AS CIP EM ALTA VELOCIDADE


Começou no Porto a 8 de Julho, no Hotel Ipanema, promovida pelo RC Porto Foz com o empenho dos companheiros Manuel Cardoso e Cecília Sequeira, a série de reuniões locais dos integrantes das CIP (para obstar a grandes deslocações dos participantes) com o Coordenador Nacional Henrique Pinto. Seguir-se-ão com igual propósito reuniões em Algarve, Lisboa, Leiria e Coimbra, para já.
Durante mais de duas horas foi, primeiro, passada uma das apresentações da Reunião Plenária de Marinha Grande, e depois, discutidos com entusiasmo os seguintes pontos: constituição das secções parceiras de cada CIP no segundo país, para as situações em que tal ainda não ocorreu, como um imperativo; homologação das CIP; incentivo ao fortalecimento dos laços com todos os clubes de contacto de cada clube, remoçando-se alguns, alimentando outros e criando alguns mais.
Além disso observaram-se os Objectivos Específicos das CIP e acções muito particulares, designadamente: estabelecimento de projectos país a país e em países terceiros; levantamento dos projectos de cooperação em curso, através dos clubes, com os congéneres dos países de língua Portuguesa, porquanto não há um conhecimento real dessa situação (os governadores de RI imediatamente anteriores, Manuel Cordeiro e Mário Rebelo, são elemento chave nesta questão), porquantro tal é um obstáculo a uma cooperação mais efectiva; discussão do Projecto de Cooperação através de várias CIP/ICC em simultâneo (conforme apresentação em Montreal, Canadá); preparação da Reunião Internacional CIP em Portugal em 2010 e Reuniões internacionais de diferentes CIP, nomeadamente Guiné-Bissau (preito a Carlos Lança) e Espanha (Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura).
Fez-se ainda a apreciação do trabalho das CIP Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde (a colaboração com a Associação Saúde em Português, a Universidade de Coimbra e a Cabo Verde Telecom na instalação do Projecto Telemedicina no arquipélago, um feito notável), e a dos Rotary Clubes de Viana do Castelo (Cacheu, Guiné Bissau) e o Projecto «Escolinhas» (Matola, Moçambique), de Vila Real. Perspectivou-se a colaboração de cada CIP com projectos de outras entidades.
A companheira Cecília ficou responsável pela coordenação do material a incluir numa Newsletter mensal, que por sua vez ajudará a alimentar o Blog  CIPICCPORTUGAL.blogspot.com  das CIP.
Julho 2010
FOTOS: o Porto e o Douro; alguns dos participantes na Reunião do Hotel Ipanema; Marie-Irene Richmond pede a John Kenny que assine uma bola de futebol para leiloar na Costa do Marfim, a favor da campanha contra a Polo; a savana Africana, um continente alvo doi trabalho das CIP.

Sem comentários:

Enviar um comentário